ESCOLIOSE - O QUE É, TRATAMENTO, CAUSAS E SINTOMAS

O QUE É ESCOLIOSE?

A escoliose é uma deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras, que pode ter diversas causas, fazendo com que ela se desvie para a esquerda ou direita quando vista no plano frontal muito semelhante a letra S ou C.
     Há muitos tipos de escoliose entre elas estão as mais comuns: Escoliose congênita(de nascença), Escoliose Neuromuscular, Escoliose idiopática.

Como dito anteriormente, há 3 principais tipos de Escoliose. Dentre elas as mais comuns são:

- Idiopática: é a mais frequente na população, especialmente em adolescentes. Sua causa é desconhecida.

Escoliose.png

- Congênita: é a de nascença. Caracterizada por problemas de formação de vértebras ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto, ou recém-nascido.

- Neuromuscular: a causa pode envolver fraqueza muscular ou mesmo paralisia em decorrência de doenças.

- Desnivelamento dos ombros;
- Cintura irregular;
- Tórax pendendo para um dos lados;
- Pernas irregulares;
- Clavícula proeminente;

Escoliose não tem cura, mas tem tratamento. A Quiropraxia visa atuar preventivamente no combate a escoliose, e também como tratamento, que quanto mais cedo for feito, melhor será o resultado.
    Para que o resultado deste tratamento dê certo, é preciso reposicionar as vértebras, além do que os músculos devem estar relaxados. Os ajustes quiropráticos são o ponto forte do tratamento, pois impedem que a curvatura da coluna se acentue.
       É, portanto, um método importante para devolver a qualidade de vida aos que sofrem, mas é preciso ter em mente que ela não tem cura, e que o tratamento exige bastante dedicação.