ENXAQUECA - O QUE É, TRATAMENTO, CAUSAS E SINTOMAS

O QUE É ENXAQUECA?

A enxaqueca se caracteriza por uma dor pulsátil normalmente em um dos lados da cabeça, geralmente acompanhada de fotofobia (aversão à luz) e fonofobia (aversão ao som), náusea e vômito. A duração da crise varia de quatro a 72 horas, podendo ser mais curta em crianças.

Segundo o Ministério da Saúde, de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens têm enxaqueca. Ela é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres.

As causas mais comuns são:
- Desalinhamento articular nas vértebras cervicais, dorsais e/ou lombares
- Estresse
- Esforço Físico

- Abuso de medicamentos, incluindo analgésicos

- Entre outros...

Crise de cefaleia (dor de cabeça) durando de quatro a 72 horas, unilateral e pulsátil; náusea; vômitos; bocejos; irritabilidade; sensibilidade à luz; sensibilidade ao som; sensibilidade ao movimento do corpo ou do ambiente; tontura; fadiga; mudanças de apetite; problemas de concentração e dificuldade para encontrar as palavras.

As pesquisas mostram resultados significantes onde 90% dos pacientes tratados relatam redução e até o desaparecimento das crises. Após uma conversa e uma avaliação feita pelo profissional, o tratamento é realizado através de ajustes (alinhamentos) das articulações da coluna cervical alta, dorsal e lombar.

O alívio das queixas está associado, principalmente, ao relaxamento da região que fica tensionada nas crises de dor de cabeça e, também, à liberação de endorfinas, um hormônio analgésico e ao alinhamento da região cervical que visa desobstruir a artéria que leva o sangue até o cérebro.