FOTOS

A seguir abordaremos um pouco mais sobre cada disfunção e suas respectivas causas e sintomas.

HÉRNIA DE DISCO

A hérnia de disco é caracterizada pelo abaulamento do disco intervertebral que acaba comprimindo as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal, que pode levar a sintomas como dor nas costas e sensação de queimação ou de dormência. Ela é mais frequente na coluna cervical e na coluna lombar, dependendo da sua gravidade, pode ser completamente curada.

ENXAQUECA

Muitas dores de cabeça estão relacionadas ao desalinhamento da coluna vertebral na região cervical (subluxação), provocando uma pressão dos nervos que saem da medula espinhal e da artéria vertebral, alterando a passagem do fluxo sanguíneo de forma adequada.

CERVICALGIA

É uma dor nas vértebras cervicais, parte superior da coluna, o pescoço, decorrente de desalinhamentos (subluxação) provocados principalmente por estresse, má postura, quedas ou acidentes.  A Quiropraxia é extremamente eficaz no tratamento dessa condição.

BICO DE PAPAGAIO (OSTEÓFITO)

É o crescimento anormal de uma pequena saliência óssea entre duas vértebras da coluna em forma de “bico de papagaio”. É diagnosticado quando ocorre uma calcificação nas cartilagens que envolvem as vértebras e os ligamentos, pois o organismo tenta estabilizar o desgaste apresentado na estrutura.

FIBROMIALGIA

É uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Embora não seja conhecida uma causa específica, é possível que a fibromialgia surja devido a compressão das raízes nervosas que se estendem por todo o corpo.

ESPONDILOLISTESE

É uma disfunção da coluna na qual uma vértebra escorrega sobre a vértebra que se encontra abaixo, provocando o desalinhamento e causando instabilidade na coluna vertebral.

BURSITE

Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A falta de alinhamento da coluna e extremidades do corpo causam movimentos anormais que geram pressão e atrito, provocando a bursa, e gerando a inflamação.

CIATALGIA (NERVO CIÁTICO)

É a dor ao longo do curso do nervo ciático, formado pelas raízes nervosas dos segmentos L4, L5, S1, S2 E S3 da Coluna Vertebral. Geralmente resultado de comprometimento de raiz nervosa na coluna, mas pode ser também por compressão ou inflamação do próprio nervo.

LOMBALGIA

A lombalgia pode ser definida como uma dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna. Essa dor é causada por 4 fatores, má postura, estresse, quedas e acidentes. Dores nessa região da coluna podem estar associadas a outras condições, como a hérnia de disco, nervo ciático, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação), ou desordens musculares.

ESCOLIOSE

A escoliose é uma curvatura lateral da coluna, que a deixa em forma de “S” ou “C”. Existem diversos tipos de escoliose, sendo as mais frequentes: Idiopática, Congênita e Neuromuscular.

ARTROSE

É uma disfunção que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.

SÍNDROME FACETARIA

Caracterizada pela inflamação das facetas articulares ou articulações na parte de trás das vértebras, a síndrome facetaria é muito comum. O resultado pode ser uma dor localizada ou irradiada pela nádega e coxas ou dores de cabeça, irradiações para os ombros e dorso. Algumas de suas principais causas são carregar muito peso de forma errada, realizar torções com a coluna, atividades físicas exageradas ou executadas de forma incorreta.

TENDINITE

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões devido ao esforço ou repetição exagerada. Quando é devidamente tratada, a tendinite tem grandes chances de cura. Embora possa ocorrer em qualquer tendão do corpo, a tendinite é mais comum no joelho, no pé, no ombro, no punho e no antebraço.

ARTICULAÇÕES

A quiropraxia busca devolver o movimento natural das articulações, liberando assim os impulsos nervosos bloqueados devido ao desalinhamento, e também liberando o fluxo sanguíneo da região.